sexta-feira, 17 de junho de 2011

BH CICLOVIÁVEL???

Após três anos me lembrei que ainda tenho um blog, então volto a filosofar, mas desta vez a respeito de um assunto bem diferente.
Quem me conhece sabe que gosto de pedalar nos finais de semana e tenho tentado fazer alguns deslocamentos rotineiros com este meio de transporte, entretanto é comum ver pessoas não entenderem tal atitude. Mais que isso, com a construção de novas ciclovias na cidade tenho frequentemente entrado em discussões sobre a dificuldade de se pedalar em uma cidade com uma altimetria ingrata aos olhos da maioria.
Resolvi então experimentar um pedal da UFMG até o BH Shopping, num percurso que passava pela Av. Antonio Carlos, Afonso Pena, Bandeirantes e Belvedere (Fig. 1). Para quem não conhece a cidade, posso garantir que é basicamente um sobe-desce constante, com muito mais sobe do que desce.

Fig. 1 - Percurso UFMG - BH Shopping

Fiquei chateado comigo mesmo por ter esquecido minha garrafinha d’água, mas como diz o ditado, há males que vem para bem e acabei tomando um suco na Av. Bandeirantes; local bastante agradável para finalizar a tarde e iniciar a noite. Subi na bike e continuei até o Belvedere, quando em uma das grandes subidas percebi que justo naquela noite teríamos um eclipse lunar (créditos do Video para dudubatera22). Parei em um mirante com BH aos meus pés e o eclipse à minha cabeça - quase 1 hora depois e congelando, continuei minha jornada.
Imagino que a maioria ainda tem a visão de que bicicleta é aquele antigo camelo que os jovens senhores de 40 ou 50 anos utilizavam quando crianças. Continuo afirmando que com raras excessões, para uma pessoa não sedentária e com uma bicicleta razoável é perfeitamente possível fazer consideráveis deslocamentos com a magrela.
Entretanto, para mim, isso é sempre uma curtição.

Nenhum comentário: